Convites de Casamento: Por onde começar?
09 nov 2017

Convites de Casamento: Por onde começar?

Na era da Comunicação Digital, para que servem afinal os convites de casamento? Bem, além de poderem ser guardados como uma recordação da festa, os convites hoje assumem o papel de “cartão de visita” do evento. Muito além de informar, data, hora, local, traje e orientar quanto às listas de presentes, os convites de casamento tornaram-se objeto de arte, capazes de expressar sentimentos dos noivos e suas expectativas quanto à uma data tão desejada e esperada por todos.

A partir do momento em que recebem o convite os convidados começam a entrar no clima da festa. A escolha do layout do convite é tão importante quanto o seu conteúdo, pois a partir dele todos saberão qual será o nível de formalidade do evento e do local de sua realização. “Sabemos que o convite vai para o lixo, por isso os noivos não querem investir muito, mas não podem esquecer que o convite diz muito como será o casamento… É a primeira impressão que o convidado vai ter, para escolher o traje que irá usar, por exemplo, e a importância que estão dando a cerimônia. Pode fazer um convite simples, mas de bom gosto”, explica Paty Schmitt, da empresa Cards By Paty.

cards-by-paty-151

Foto: Cards By Paty

Por onde começar?

Para se inspirar quanto ao tipo de convite é aconselhável pesquisar em sites e aplicativos como o Google, Pinterest, Instagram e ainda nos sites dos próprios fornecedores, que geralmente disponibilizam seu portfolio com imagens e informações detalhadas. As empresas especializadas em convites de casamento são capazes de fornecer tudo o que você precisa: convites, com ou sem numeração, tags (mini-cartões), acabamentos e até mesmo brindes, se desejar.

Quais os tipos

São tantas as opções! Para ficar mais fácil de escolher, estabeleça critérios. Você pode, por exemplo, desejar combinar o design do convite à decoração da festa. Mas isso não deve ser obrigatório. Mais importante do que isso é a conexão que os noivos terão com o tipo de convite escolhido. Dos mais tradicionais aos mais alternativos: converse com seu noivo ou noiva para juntos decidirem o modelo que mais se aproxima com a personalidade de vocês. As gráficas especializadas geralmente disponibilizam convites dos tipos: tradicional, rústico, moderno, rendado ou com pedrarias. Depois de escolher o modelo, você provavelmente poderá personalizar o conteúdo do convite: texto, citação, fonte escolhida, caligrafia. Há ainda diversas opções de acessórios e acabamentos que podem ser contratados. Basta usar a criatividade e imaginação!

Convites-de-casamento-modernos-Andre-papel-e-estilo-3

Foto: Papel e Estilo

Quando enviar

Os convites de casamento devem ser entregues com dois meses de antecedência ao evento, se o evento for no mesmo estado. “Se for na praia ou no campo, deve-se enviar com dois meses e meio a três meses de antecedência”, explica Paty Schmitt.  Para os padrinhos, esse prazo tende a ser muito maior. Para se isentar de problemas quanto ao prazo, uma solução barata e acessível é enviar aos convidados um convite digital tipo “Save the Date” ou “Reserve a Data”, que pode ser enviado por email ou mensagem com seis meses de antecedência, mesmo que ainda não tenha definido o local da festa, por exemplo. No “Save The Date” é necessário inserir pelo menos a data e o horário do casamento.

P1050689

Foto: Cards By Paty

Erros Comuns

Há casais que querem colocar muitas informações no convite, outros que exageram no design ou até mesmo esquecem de revisar as informações e a ortografia! A empresa FG Convites elencou os erros mais comuns na hora de encomendar os convites: “Colocar muitas informações pode distrair os convidados. Pense se não é possível colocar tudo isso num site ou se seria possível colocar as demais informações em outros cartões”. Outro erro comum é calcular mal a antecedência do envio e a quantidade de convites necessários. Se enviar com muitos meses de antecedência, as pessoas podem se esquecer ou se confundir. Se enviar com pouca antecedência, muitos já terão assumido outros compromissos.

Bico-Diagonal-21x29

FG Convites

Qualquer que seja o seu estilo ou decisão quanto ao convite, tente fazer deste um momento prazeroso. Desde a decisão quanto à lista de convidados até os detalhes como papel, acabamentos, citações, que tudo seja decidido em conjunto, com muita calma, paciência e carinho! Conte conosco para sugerir e/ou definir seus fornecedores de convites. Consulte-nos sobre nossa Assessoria Completa ou Assessoria Final.